PRESENCIAL

Na modalidade Presencial Standard, são exigidos os seguintes treinamentos:

•    Engenharia da Confiabilidade
•    Confiabilidade de Sistemas
•    Fundamentos da Análise FMEA/ FMECA
•    Manutenção Centrada na Confiabilidade

A seguir, veja o conteúdo programático de cada um deles.

Engenharia da Confiabilidade

Esse treinamento é a base para todos os treinamentos relacionados a confiabilidade e oferece a visão global da Engenharia de Confiabilidade, conforme a metodologia quantitativa da análise de dados de vida e sua relação com outras técnicas como confiabilidade para condições extremas de uso, confiabilidade de sistemas e sistemas reparáveis.

 

O objetivo é demonstrar como é possível conhecer e controlar o comportamento de vida de produtos ou equipamentos, a fim de obter benefícios financeiros pelas melhorias implementada na confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade.

O curso traz teoria e aplicações práticas no software Weibull++ que ajudará o participante a:

  • Entender como as metodologias de análise de dados de vida podem ser aplicadas para entender o comportamento de vida do produto ou equipamento em todo o seu ciclo de vida, a fim de:

    • Estabelecer metas significativas de confiabilidade, demonstrando se um item atende a especificação e os padrões de performance estipulados pela gestão.

    • Identificar itens com possibilidade de mortalidade infantil ou prever a performance de vida durante o período de garantia.

    • Avaliação de fornecedores e projetos com base na confiabilidade.

  • Conhecer outras técnicas essenciais relacionadas a confiabilidade, tais como: QALT, RBDs eRGA.

Confiabilidade de Sistemas

O treinamento fornece conceitos e aplicações avançadas para Análise de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade de Sistemas e otimização, utilizando Diagrama de Bloco de Confiabilidade (RBD).

 

O software BlockSim é utilizado neste treinamento. Os tópicos que serão abordados incluem, modelagem de sistemas,configurações simples e complexas, tais como carregamento compartilhado, redundância stand-by. Além disso, estratégias de manutenção e análise de sistemas reparáveis utilizando simulação de Monte Carlo.

 

O treinamento apresenta conceitos e práticas que podem ajudar sua organização a:

  • Identificar componentes críticos (ou modos de falha) e determinar a forma mais eficaz para melhorar a performance do sistema, por meio de projetos de melhoria e estratégias de manutenção.

  • Utilizar a análise por simulação para obter resultados de performance que poderão facilitar a tomada de decisão estratégica, tais como, programar os planos de manutenção, estoque de peças de reposição, identificar os gargalos de produção, e estimar o custos do ciclo de vida.

Fundamentos da Análise FMEA/ FMECA

Este treinamento fornece conceitos e aplicações práticas da metodologia utilizada para analisar a Criticidade dos Modos e Efeitos de Falha – FMEA/FMECA. Aprenda como definir a necessidade de realizar uma FMEA, quem deve participar, que tipo de FMEA utilizar (projeto, processo, sistema, manutenção, etc), qual metodologia (clássica, estruturada ou macro). Treinamento atualizado com a 4ª edição da metodologia FMEA revisada pela AIAG. O software Xfmea é utilizado neste treinamento.

O treinamento apresenta conceitos e práticas que podem ajudar sua organização a:

  • Considerar falhas potenciais, priorizando as edições a partir do risco, para então iniciar as melhorias mais cedo, durante o processo de desenvolvimento quando as modificações tendem a ter impacto maior e mais barato.

  • Criar uma base de conhecimento a partir das informação de confiabilidade dos ses projetos. Essas informações podem contribuir para futuros esforços no desenvolvimento, teste e controle na análise de novos projetos, processo, equipamentos e sistemas.

Manutenção Centrada na Confiabilidade

O treinamento RCM fornece conceitos e aplicações práticas da metodologia desenvolvida para realizar a manutenção centrada na confiabilidade (RCM). Além de aprender quando e como aplicar a RCM clássica (qualitativa), você irá aprender unificar os conceitos da RCM clássica com a análise de dados de vida e obter um melhor plano de manutenção. O software RCM++ é utilizado neste treinamento.

Estes treinamentos apresentam os conceitos e práticas que podem ajudar a sua organização a:

  • Desenvolver um plano de manutenção programado para quaisquer ativos físicos, garantindo a preservação funcional destes mantendo eficiência e rentabilidade aceitáveis e sob risco controlado.

  • Avaliar se a manutenção programada é apropriada e entender como calcular o intervalo ótimo para substituição preventiva.

  • Organizar os processos de análise RCM com eficiência e eficácia, registrar as informações adequadamente e utilizar das lições aprendidas a partir das análises anteriores.

  • Saber quais habilidades serão importantes utilizar para se conduzir um “brainstorming” como o Facilitador RCM e como selecionar a equipe e as informações para a análise.

Please reload

Contatos

+55 11 2177.5456

São Paulo/ SP - Brasil

Siga-nos nas Redes Sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

©  2020 Rede Consultor - Compass